Cuidados com a pele: dicas para uma pele saudável

Pele cuidados

Não tens tempo para cuidados intensivos de pele? Você ainda pode mimar – se por acing o básico. Bons cuidados com a pele e opções de estilo de vida saudáveis podem ajudar a atrasar o envelhecimento natural e prevenir vários problemas de pele. Começa com estas cinco dicas sem disparates.

Proteja-se do sol

Uma das formas mais importantes de cuidar de sua pele é protegê-la do sol. Uma vida de exposição solar pode causar rugas, manchas de idade e outros problemas de pele — bem como aumentar o risco de câncer de pele.

Para a proteção solar mais completa:

Usa Protetor solar. Utilizar um protetor solar de largo espectro com um SPF de, pelo menos, 15. Aplique protetor solar generosamente, e volte a cada duas horas — ou mais frequentemente se estiver nadando ou transpirando.

Procura sombra. Evite o sol entre 10 da manhã e 16 da tarde, quando os raios do sol são mais fortes que os melhores produtos para pele madura.

Use vestuário de proteção. Cubra a sua pele com camisas de manga comprida bem tecidas, calças compridas e chapéus de abas largas. Também considere os aditivos de lavanderia, que dão ao Vestuário uma camada adicional de proteção ultravioleta para um certo número de lavagens, ou roupas especiais de Proteção solar-que é especificamente projetado para bloquear os raios ultravioleta.

Não fume

Fumar faz com que a sua pele pareça mais velha e contribui para rugas. Fumar reduz os vasos sanguíneos minúsculos nas camadas mais exteriores da pele, o que diminui o fluxo sanguíneo e torna a pele mais pálida. Isso também esgota a pele de oxigênio e nutrientes que são importantes para a saúde da pele.

Fumar também danifica o colágeno e a elastina — as fibras que dão força e elasticidade à sua pele. Além disso, as expressões faciais repetitivas que você faz ao fumar — como levar os lábios ao inalar e apertar os olhos para manter fora o fumo — pode contribuir para rugas.

Além disso, fumar aumenta o risco de cancro da pele com células escamosas. Se fumar, a melhor maneira de proteger a sua pele é desistir. Peça ao seu médico dicas ou tratamentos para o ajudar a parar de fumar.

Trate a sua pele com cuidado

A limpeza diária e a barbear podem afetar a sua pele. Para ser gentil:

Limite o tempo do banho. Água quente e longos chuveiros ou banhos removem óleos da pele. Limite o seu tempo de banho ou chuveiro, e use água quente — em vez de quente.
Evite Sabonetes fortes. Sabonetes e detergentes fortes podem retirar óleo da pele. Em vez disso, escolha limpadores leves.

Barbeia-te com cuidado. Para proteger e lubrificar a sua pele, aplique creme de barbear, loção ou gel antes de fazer a barba. Para a barba mais próxima, use uma lâmina limpa e afiada. Barbeia-te na direção em que o cabelo cresce, não contra ele.

Secar. Depois de lavar ou tomar banho, bata suavemente ou esfregue a pele seca com uma toalha para que permaneça alguma humidade na pele.

Hidratar a pele seca. Se a sua pele estiver seca, use um hidratante que se adapte ao seu tipo de pele. Para uso diário, considere um hidratante que contenha SPF.
Coma uma dieta saudável

Uma dieta saudável pode ajudá-lo a olhar e sentir o seu melhor. Coma muitas frutas, legumes, grãos inteiros e proteínas magras. A associação entre dieta e acne não é clara – mas algumas pesquisas sugerem que uma dieta rica em óleo de peixe ou suplementos de óleo de peixe e baixo em gorduras não saudáveis e carboidratos processados ou refinados pode promover uma pele mais jovem. Beber muita água ajuda a manter a pele hidratada.

Gerir o estresse

O stress descontrolado pode tornar a sua pele mais sensível e provocar erupções de acne e outros problemas de pele. Para incentivar a pele saudável — e um estado de espírito saudável-tomar medidas para gerir o seu stress. Dormir o suficiente, estabelecer limites razoáveis, voltar atrás na sua lista de tarefas e arranjar tempo para fazer as coisas de que gosta. Os resultados podem ser mais dramáticos do que você espera.

Fonte: https://rotinadeskincare.com.br/produtos/